Introdução: Devido a supersaturação da atenção secundária no AME (Ambulatório Medico de Especialidades) de Barretos surgiu a necessidade da intervenção interdisciplinar na área de endocrinologia com o auxílio de diversas outras áreas para atualizar e qualificar as ações da atenção primária na cidade de Viradouro.
Objetivos:
Descrever o matriciamento realizado na cidade de Viradouro no qual objetivou-se qualificar a atenção primaria afim de reduzir o número de encaminhamentos para a especialidade médica endocrinológica.
Relato de Experiência:
Durante o dia três de agosto de 2016, na cidade de Viradouro, foram realizadas ações em saúde como, consulta médica, orientação nutricional, farmacológica e avaliação da sensibilidade dos pés. Além dos profissionais, foram convidados para participar desta ação estudantes dos cursos de Medicina, Farmácia e Nutrição, das instituições de ensino de Barretos, que se rodiziaram entre todos os setores. Por meio dessa ação observou-se queda significativa dos encaminhamentos, além da qualificação das equipes de estratégia de saúde da família envolvidas.
Resultados:
Através das ações do matriciamento houve uma redução de mais de 97% do número de encaminhamento para o AME.
Conclusões:
Percebemos que esta experiência foi válida para conscientizar sobre a importância da atenção primária de qualidade, além de avaliar a real necessidade do referenciamento para a atenção secundária.