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Desafios da residência em Medicina Geral de Família e Comunidade frente ás demandas regionais do COAPES

1.  Introdução: Consonante à  proposta  do Ministério da Educação (MEC) de formação médica  generalista, a ampliação  do  número  de  vagas  em  residência  em  medicina  geral  de  família  e  comunitária (RMGFC)  tem  sido  estimulada,  por  parte  das  Instituições  de  Ensino  privadas  inclusive.  Além disso, sugere-se  a  construção  do  Contrato  Organizativo  de  Ação  Pública  de  Ensino-Saúde (COAPES)  para impulsionar a articulação regional entre ensino-serviço-  comunidade.  Com esse intuito, a Diretoria Regional de Saúde (DRS) V (total 18 municípios) do estado de SP foi uma das pioneiras em favorecer  a construção e implementação de ambas propostas do MEC:  RMGFC e formalização do COAPES na cidade sede da referida DRS.

2. Objetivo: Descrever  a  experiência  de  planejamento  da  RMGFC  na  DRS  V,  do  Estado  de  São  Paulo,  na vigência das contratualizações regionais do COAPES.

3. Relato de Experiência: A  elaboração  do  COAPES  deu-se  após  as  primeiras  reuniões  com  a  DRS  de  esclarecimentos acerca  do  mesmo.  Os  encontros  com  representantes  de  Instituições  de  Ensino,  gestores  de todos níveis de Atenção à Saúde e comunidade ocorreram em uma frequência quinzenal nos últimos 6 meses. O esclarecimento do  papel do  SUS como cenário de prática e a importância que eles têm na formação de futuros profissionais da área de Saúde foi essencial no avanço das propostas de colaboração regional. Dessa forma, o Projeto de  RMGFC  da DRS V foi  uma grata surpresa:  representatividade dos colaboradores, assiduidade nas reuniões e enfim  solicitação formal.

4. Resultados: Houve uma percepção de boa aceitação  do Projeto  pela maioria  dos gestores municipais,  pela forma  colaborativa  que  foi  construído.  A  solicitação  para  autorização  de  funcionamento  em 2017 já foi encaminhada ao MEC, com o pedido de 24 vagas iniciais, em 8 diferentes municípios da DRS V.

5. Conclusão: Sobre tal planejamento, o aprendizado foi além da experiência profissional em si, pois também estreitou laços entre gestores, Instituições de Ensino e a comunidade.