Grupo 1

Artigos

Atuação de Alunos de Graduação de Medicina no Matriciamento na Atenção Primária da Drs-V

1.  Introdução: Matriciamento é uma atividade de  apoio  técnico-científico, utilizado com o intuito de qualificação multiprofissional.  No contexto da saúde,  este  visa empoderar os profissionais  da atenção primária, melhorar a  interlocução  e  aumentar a resolubilidade  desse nível de atenção.  Esse apoio  tem como objetivo  promover  a  organização  do  processo  de  trabalho  das  equipes  de  Estratégia  de  Saúde  da Família  (ESF)  por  meio  de  interconsultas,  discussão  de  casos  clínicos  e  atualizações,  diminuindo assim, o número de encaminhamentos desnecessários para outros níveis de atenção à saúde.

2. Objetivo: Descrever ações  de matriciamento em 4  Municípios  da  Direção  Regional de  Saúde -V  do estado de São Paulo,  realizadas  no  último ano,  com  participação de alunos de Medicina, Farmácia e Nutrição em parceria com Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Barretos.

3. Relato de Experiência: As ações ocorreram em municípios com 100% de cobertura de ESF que apresentavam grande demanda reprimida para Endocrinologia, sendo elas:  Jaborandi,  Terra Roxa, Colômbia e Viradouro.  Em cada município o endocrinologista do AME, juntamente com os médicos da atenção primária, reavaliaram todos  os  pacientes  da  fila  de  espera  para  consulta  endocrinológica.  Em  sistema  de  rodízio,  a participação  dos  alunos  envolveu  coleta  de  dados  socio-demográficos,  aferição  de  sinais  vitais  e antropometria, avaliação dos pés e acuidade visual e consultas médicas.

4. Resultados: Finalizadas as intervenções, houve redução do número de encaminhamentos à endocrinologia de 89% em Jaborandi e Terra Roxa, 94% em Colômbia e 97%em Viradouro.

5. Conclusões: As ações  reduziram  em média  92% da demanda de encaminhamentos  ao nível secundário de saúde, além de qualificar a  assistência  prestada  à  população das ESFs. Tal prática de integração à rede de serviços de saúde contribuiu para o aprendizado significativo dos alunos e reforçou a importância de uma boa formação profissional generalista.

Hugo Shimidt Luizetti, Juliana Zardini Melani, Maiara Silva Tramonte, Thais Maria Oliveira Dias