Grupo 1

Notícias

Ação busca conscientizar população barretense sobre diabetes

Médico: O Dr. Fernando Robles participou da ação no centro da cidade
Imagem: Tininho Jr.

A ação Barretos Também é Azul pelo Diabetes teve como objetivo conscientizar a população sobre a doença, que afeta milhões de brasileiros.

Médicos, farmacêuticos, enfermeiros e técnicos de enfermagem fizeram orientações gratuitas ontem no calçadão da rua 20, numa parceria entre secretaria de Saúde, AME (Ambulatório Médico de Especialidades), Facisb, Unifeb e Faculdade Barretos.

O endocrinologista Fernando Robles (CRM 112 598), que atua no AME, comentou sobre o evento. “O objetivo da ação é tentar diagnosticar o maior número de casos possíveis. Vamos fazer um questionário, que vai verificar qual é a chance do paciente ter diabetes”, disse.

O Dr. Fernando Robles explicou o que é o diabetes.

“O diabetes é uma doença complexa, que tem vários tipos: tipo 1, tipo 2, diabetes gestacional e outros tipos mais raros. Entre 90 e 95% dos casos, são do tipo 2, aquele diabetes que surge depois dos 40 anos, normalmente com histórico familiar da doença e ele vem depois das modificações dos estilos de vida, em paciente que não faz atividades físicas e vem ganhando peso. O diabetes tipo 2 pode ser assintomático no início da apresentação e com o passar do tempo pode ter sintomas, como precisar beber muita água e assim urinar bastante, e perda de peso. O diabetes tipo 1 é de apresentação mais grave, já abre o quadro em quatro semanas, com perda de peso e fraqueza importante, urinando muito. É aquele tipo que não produz insulina e o tipo 2 trata-se com medicamentos e, dependendo do tratamento, precisa-se de insulina”, contou.

O médico do AME afirma que o diabetes é uma doença que afeta muitas pessoas em todo o mundo.

“O diabetes é um problema de saúde pública. Cerca de 9,4% da população tem a doença. Em um país de 200 milhões de pessoas, temos cerca de 18 e 20 milhões com diabetes. A cada 6 segundos, uma pessoa morre de diabetes no mundo. Em 2015, a Federação Internacional de Diabetes estima que morreram no Brasil, cerca de 130 mil pessoas pelo problema”, relatou.

“É importante que as pessoas tratem bem o diabetes. Façam atividades físicas, diminuam o consumo de açúcar, carboidratos e fazer ao menos 30 minutos de atividades físicas pelo menos três vezes na semana “, finalizou o Dr. Fernando Robles.

Fonte: https://www.odiarioonline.com.br/noticia/59062/acao-busca-conscientizar-populacao-barretense-sobre-diabetes